11
Fev
09

Colossus: The Forbin Project

Eu não ando sempre a dizer mal e a mandar piadas acerca de  filmes, com elevadores e seus problemas existenciais, de E.T.’s com apenas um olho e de monstros que resolvem sair do armário…! Eu também sou capaz de  julgar um bom filme.

 Hoje vou falar de um filme realizado por Joseph Sargent: Colossus: The Forbin Project (1970).

colossus_the_forbin_project

Durante a Guerra  Fria, os EUA colocam o Colossus (um super-computador de inteligência artificial) a gerir todo o seu sistema de defesa nuclear. Esse super-computador foi projectado pela equipa do Dr.Charles Forbin (Eric Braeden). No momento que inicia a sua actividade, o Colossus detecta  um outro super-computador (Guardian) semelhante a ele e de origem Russa.

Esses dois computadores começam a comunicar entre si (sempre monitorizados pelos cientistas através de um grande ecrã), começam a partilham informações através de simples formulas matemáticas e vão começando a passar cada vez mais informaçao através de formulas matemáticas cada vez mais complexas, passando a comunicar através de uma linguagem binária que os cientistas não conseguem decifrar. Isto leva a que os cientistas, juntamente com o Presidente Americano fiquem preocupados (e os homologos Russos respectivos também) e que ambos os lados decidam quebrar a ligação entre os dois computadores.

Uma vez quebrada a ligação, o Colossus e o Guardian exigem o restauro da ligação… que ao ser ignorada pelos cientistas faz com que o Colossus envie um missil para a Russia e Guardian envie um missil para os EUA. Os cientistas restauram a ligação ainda a tempo de o Colossus impedir que o missil Russo caia em território Americano… mas não conseguem impedir o missil Americano de atingir uma zona da Russia. Os cientistas ficam assim impotentes a ver ambos os computadores a trocar informação entre si até receberem a noticia que o Guardian e o Colossus se juntaram (passaram a ser um só). A Guerra Fria passa a ter os EUA de um lado, os Russos do outro… e o super-computador pelo meio (e com a capacidade de comandar todo o arsenal Nuclear do mundo).

20080808203439colossus_the_forbin_project_movie_poster

Os cientistas tentam contra-atacar, inicialmente tentam sobrecarregar o sistema do computador… sem sucesso… e este ao aperceber-se, manda executar os responsaveis pela ideia (caso não fossem executados… iria fazer explodir uma ogiva nuclear).  A cena da execução é memorável… e o computador obriga a que ninguem retire os corpos do local após a execução durante  24horas… para que todos se lembrem do que acontece a quem contrariar as suas ordens.

colossus03

Com medo dos poderes que o super-computador estava a adquirir, os cientistas tentam o desmantelamento manual dos misseis nucleares de todo o mundo (ia demorar cerca de 3 anos…) mas o computador ao aperceber-se dessa tentativa, faz explodir duas ogivas nucleares. Após este momento o computador comunica a todo o mundo (através da TV e da rádio) que ele é o Dono do Mundo, e que com ele não haverá mais guerra, fome, injustiças sociais… etc e tal. O computador acredita que consegue preservar melhor o futuro da humanidade, do que ela própria.

O filme acaba com um dialogo marcante entre o Colossus e o Dr. Forbin.

Trailer:

Como devem calcular, este filme tem aquele que é considerado um dos melhores (senão o melhor)  “computador-vilão” do século XX, e serviu de inspiração a filmes como War Games (1983) e Eagle Eye (2008).

colossus04

Ahhh… quero deixar aqui uma palavra acerca do realizador, Joseph Sargent, que com 83 anos ainda está em actividade. Este realizador não fez muitos filmes para cinema, mas tem uma longa carreira com muitos e bons tele-filmes (ex: Warm Springs – 2005)… mas este senhor tambem fez um filme em 1987 chamado Jaws 4 – The Revenge… (que foi… pensaram que eu ia apenas falar bem???? Não consigo… é mais forte do que eu…).

Já agora… alguem conseguiu ler o post até aqui? Se sim… mencionem algo sobre esse facto num comentário 🙂

 P.S:

Para o Michael Caine: – Não penses que me esqueci que também lá estavas… (no Jaws 4 – The Revenge…)


3 Responses to “Colossus: The Forbin Project”


  1. 11 de Fevereiro de 2009 às 3:07 am

    LOOL 😡 ainda pensavam no fim do mundo do ano 2000

  2. 12 de Fevereiro de 2009 às 12:24 am

    Sabes q eu leio sempre 😉
    Eu gosto e da parte do missil, n sei pk mas isso spr m fascinou LOOOL
    Deviamos pensar num departamento d pexoal d Ma Lingua na Blerc, Lda, k m dixes?!

    Beijinhox** =)

  3. 3 orlando
    9 de Dezembro de 2009 às 12:02 pm

    li tudo, mais pela questao da inteligencia artificial em si. acho que vi este filme muito tempo atrás, não sei se consideram um clássico – como 2001 e seu HAL9000 é. Em suma: deve se basear em algum livro que talvez mereça ser lido.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s


RECOMENDAÇÕES

Visitem a categoria: CASUAL CINEMA
Fevereiro 2009
S T Q Q S S D
« Jan   Mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

My Twitter Space

Erro: Twitter não está a responder. Por favor espere alguns minutos e recarregue esta página.


%d bloggers like this: