13
Mar
09

O nojo dos apeadeiros em Portugal… em especial o de Águas Santas!

Notícia: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1368755&idCanal=59

É incrivel… eu nem sei porque fiquei revoltado com esta noticia… mas é o pais que temos (mas tb estas coisas não são unicas de Portugal)

Fiquei agora a saber que ontem (dia 11-03-2009) uma jovem foi colhida por um comboio Alfa Pendular (sentido Braga-Lisboa) no apeadeiro de Águas Santas-Palmilheira. Este acidente é uma cópia exacta de um outro que aconteceu no dia 24 de Agosto de 2007 no mesmo local… tambem com um comboio Alfa, o qual tive a infelicidade de assistir.  Um comboio a passar… um grito… e a imagem de um corpo de uma jovem extendido e abandonado no meio da linha é algo que nunca vou esquecer. Os segundos que demorei a chegar ao pé do corpo… ainda hoje me parecem uma eternidade.

Para mim foi uma imagem horrivel, chocante, trágica… e senti-me bastante incomodado por ter visto um ser humano naquelas condições. É uma visão que não desejo a ninguem. [deixo aqui um link para um texto que escrevi na altura]

Para a familia e amigos, foi o desaparecimento repentino e traumatizante da Mónica Cristina, uma jovem de 16 anos… com muito para viver ainda. Ainda hoje essas pessoas devem sofrer muito a sua perda. Quando fez um ano da sua morte… alguem colocou uma vela no local da sua morte. Todas as palavras são poucas para descrever o que eles sofreram e ainda sofrem.

Para a CP, parece-me que foi um atraso de cerca de meia hora… e uma chatice por a circulação ter que estar condicionada a uma das vias.

Apesar de me sentir mais afastado da tragédia de Alda Mariette (a vitima do acidente de dia 11 de Março de 2009), sei que esta tem repercussões iguais à da morte da Mónica Cristina para a familia e amigos! Mas infelizmente sei que para a CP foi um atraso de 36 minutos… e uma chatice por a circulação estar condicionada a uma das vias.

 

Nem sei que dizer…! Não acham que já são mortes a mais neste local? E este é apenas um dos muitos locais problemáticos…! Todos sabem quais são os apeadeiros com elevado défice de segurança para os passageiros… mas pouco se faz 😦

Quantas mais mortes serão necessárias?

Anúncios

7 Responses to “O nojo dos apeadeiros em Portugal… em especial o de Águas Santas!”


  1. 1 Sofia aguas santas
    13 de Março de 2009 às 4:52 pm

    A Kerida doce e uma boa amiga Alda Mariette nao merecia ter morrido nem ninguem merece!!!!!!!!!!Nos amamos te alda mariette!!!!Vais estar sempre nos nossos coraçoes««««««««««««««««3333333333««««333333333333««««««3333!!!!!!!!!!
    Onde que que estejas descansa em paz amamos te para semp !!!!!!!!!Amomos t adoramos t !!!!!!!!!

  2. 13 de Março de 2009 às 7:42 pm

    Realmente :/
    Parece q os atrasos congelam as conciências da CP…
    Imagino o quao dificil e duro é viver ou estar ali a ver o q s passou…
    Era bom k os atrasos deixassem de ser uma desculpa, pk d facto ninguem e animal o suficiente [nem mesmo os proprios animais] de serem tratados com tao pouca estima e dignidade, so por um atraso…
    Ja me tinhas contado a historia e de facto [reconheço] k e dificil ver ou ate conviver com a realidade apos acidentes destes…
    nem mesmo com isto, a CP se consciencializa que as coisas nao podem continuar neste rumo, o que é no minimo: INACEITAVEL!!!

    Kiss kiss da RP doentinha **

  3. 14 de Março de 2009 às 3:15 am

    Infelizmente o que a CP/Refer reflecte é o que o governo e o modo como se pensa em Portugal. Não se pensa em pessoas mas em números. Não são pessoas, são massas.
    Infelizmente existe também o revés da moeda, isto é, a solução aparentemente possível seria a colocação de passagens pedonais por cima das linhas, como por exemplo o rebaixamento da linha em Espinho, mas muito mais facilmente se construiria uma passagem aérea pedonal. Outra passaria por um tunel, como existiu em Espinho antes do rebaixamento ou como o caso de Campanhã. O problema é que iriam surgir os “inteligentes” que não ligam a isso e tendem a passar pelo meio da linha na mesma.
    Mas o que é certo é que a solução é visivelmente simples, não tão dispendiosa quanto isso (em Braga por cima da via rápida existem cerca de 4 passagens desse género (embora se verifiquem peões a atravessarem a via rápida pelo meio dos canteiros…). Esse tipo de passagem foi aplicada nos apeadeiros a partir da Trofa mais ou menos, ou pelo menos entre Nine e Braga. Não há passagens pedonais pela linha, são todas passagens superiores. Tá difícil perceber isso…
    Também é difícil consciencializar as pessoas a não atravessarem as linhas pedonais com comboios parados nas estações/apeadeiros porque poderá surgir outro no sentido oposto. Isto também seria importante. Eu sei do que falo porque anos a fio andei de comboio e procurava não atravessar a linha com comboios parados e sem visibilidade para a linha oposta. Mas as coisas acontecem, os erros são cometidos e tudo deve ser feito para evitar mortes drásticas.
    Lamento profundamente a morte da Alda assim como a da Mónica e de tantas outras pessoas que cometeram o “crime” de atravessar uma linha de comboio.
    RIP Alda

  4. 4 aida
    4 de Maio de 2009 às 2:40 pm

    A Kerida doce e uma boa amiga Alda Mariette nao merecia ter morrido nem ninguem merece!!!!!!!!!!Nos amamos te alda mariette!!!!Vais estar sempre nos nossos coraçoes««««««««««««««««3333333333««««333333333333««««««3333!!!!!!!!!!
    Onde que que estejas descansa em paz amamos te para semp !!!!!!!!!Amomos t adoramos t !!!!!!!!!

  5. 5 filipe
    2 de Junho de 2011 às 5:51 pm

    Hoje ouve mais um acidente com o Alfa no sentido Ermesinde-Águas Santas, um homem. Só hoje me deu para pesquisar sobre acidentes no apeadeiro e constato que já é o 3º ali… se calhar, a culpa não é só dos passageiros, a CP devia fazer alguma coisa…

  6. 6 Gutti
    2 de Junho de 2011 às 10:01 pm

    Aparentemente mais uma – hoje. E mesmo assim, acho que não vai ser desta.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


RECOMENDAÇÕES

Visitem a categoria: CASUAL CINEMA
Março 2009
S T Q Q S S D
« Fev   Abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

My Twitter Space


%d bloggers like this: